terça-feira, 6 de julho de 2010

Desmascarar os mitos comuns da perda de peso
Seus conceitos e hábitos estão mantendo você gorda? Acredite ou não, o maior obstáculo para perder peso pode ser suas concepções erradas sobre fazer dieta. Para descobrir se suas crenças estão sendo obstáculos, leia as afirmações a seguir e determine quais delas que você acredita, são verdadeiras. Depois leia a breve discussão após cada afirmação para conhecer os fatos. Assim você saberá o que funciona e o que não funciona.



Tenho que desistir a "sobremesas de verdade" para alcançar o peso pretendido.

Você não tem que esquecer suas comidas ou "delícias" favoritas para perder peso. A maioria das pessoas come por prazer e também para nutrição. Se você adora torta à moda da casa, apenas coma com menos freqüência e/ou em porções menores. Melhor ainda, pense em substituição, não em eliminação.


Sei que a melhor maneira de perder minha barriga e quadris é fazer abdominais e levantamentos de pernas.

Na verdade, redução localizada não funciona. Quando você perde gordura, ela vem de suas reservas totais de gordura e você não tem controle sobre de que parte do corpo as reservas virão. Exercícios localizados podem tonificar e fortalecer músculos em áreas específicas. Porém, exercício aeróbico - como marcha rápida, corrida, ciclismo ou dança aeróbica, por exemplo - é a melhor maneira de queimar gordura. Balanço final: você vai queimar mais gordura ao redor da cintura (assim como de outras áreas com acúmulo de gordura) se fizer uma marcha rápida de 20 minutos do que se fizer 100 abdominais.

Como permanecer positivo com relação a perda de peso
O que seus pensamentos têm a ver com perda de peso? Bastante. Conversamos conosco mesmos o tempo todo. Chamamos essa conversação silenciosa que temos conosco de "auto-sugestão". E o que dizemos influencia o que fazemos... Inclusive se perdemos peso ou não.
Como é sua auto-sugestão? Ouça aquela voz dentro de sua cabeça. Ela é positiva e leva você em direção a seus objetivos? Ou é destrutiva e mina seus esforços de controle de peso? Lembre-se, mesmo a auto-sugestão negativa pode ser mudada pelo pensamento positivo.

Negativa:Sou um fracasso incorrigível. Já passou mais de uma semana e não perdi meio quilo.
Positiva:Posso não ter perdido peso, mas me exercitei e planejei minhas refeições. Se continuar fazendo essas pequenas mudanças, vou alcançar meus objetivos.

Negativa:Meus pais têm sobrepeso. Acho que sempre serei gorda porque isso está em meus genes.
Positiva:Meus genes não são meu destino. Sei que posso perder peso com hábitos mais saudáveis.

Negativa:Não é justo que eu tenha que comer comida dietética quando todo mundo pode comer o que quer. Muita gente está vigiando o que come. Não estou sozinha na escolha de alimentos saudáveis e nutritivos que meu corpo merece.

Negativa:É hora de meu castigo diário por ser gorda. Tenho que ir à academia de ginástica.
Positiva:Assim que termino de me exercitar, sempre me sinto reenergizada e no controle.

Negativa:Não tenho nenhuma força de vontade.
Positiva:Perda de peso requer prática, não força de vontade. Identificando meus hábitos, fazendo planejamento e pensando positivamente posso enfrentar meu problema de peso.

Negativa:A vida não é divertida quando estou fazendo dieta.
Positiva:Crio minha própria diversão através de amigos e atividades. Comida é apenas combustível para meu corpo.


Você pode também usar um diário para anotar uma relação mental de seus sucessos no fim de cada dia. O que você fez de bom? Enfoque o positivo ("Fui caminhar três vezes esta semana e me senti ótima!"), não o negativo ("Perdi a caminhada um dia"). E pense sobre como você pode fazer melhor amanhã. Não se esqueça de elogiar a si mesma por cada um de seus sucessos, mesmo que pareçam pequenos.


Como estabelecer metas realistas de perda de peso
Quantas vezes você começou um ano novo ou uma manhã de segunda-feira com uma resolução como uma destas:

"vou me exercitar todos os dias, não importa em que"



Se estabelecer metas irreais para
si mesma você pode facilmente
ficar desapontada e perder a fé em
seu programa de perda de peso


"nunca mais vou comer chocolate ou sobremesa"

"tenho que perder 5 quilos nas próximas duas semanas"

Muitos praticantes de dieta possuem metas cheias de palavras imperativas que não deixam margem para erro e contêm exigências, como "sempre", "nunca", "todos" e "tenho de". Apesar daquilo que muitos de nós gostam de pensar, ninguém é perfeito. Assim, cada vez que você faz a promessa de nunca mais tocar em um sonho recheado ou jurar que vai perder peso semanalmente ou prometer que sempre vai controlar sua alimentação, vai ajudar você mesma a falhar por insistir na perfeição. Para piorar as coisas, se violar suas próprias normas rígidas, ficará desapontada consigo mesma e pode comer ainda mais por se sentir tão frustrada.

A segunda cilada em que os praticantes de dieta caem é criar metas altas demais ou tão fora de alcance quanto o topo do monte Everest - "tenho que perder 25 quilos" ou "vou caminhar quinze quilômetros". Metas gigantescas como essas são opressivas por causa do tamanho do trabalho e do tempo que levará para ser feito. Pior ainda, esse tipo de pensamento pode levar ao desespero porque coloca o sucesso como um ponto final que só acontece quando a meta é alcançada, em vez de ser um processo contínuo.

Admitidas, suas metas devem ser desafiadoras, mas metas gigantescas são um convite ao fracasso. Por isso é tão importante romper as metas por meio de pequenas tarefas que você possa cumprir um dia ou uma semana de cada vez, de modo que não se sinta derrotada antes de começar.

Um comentário:

  1. Oi, Dani! Gostei desse post.
    Preciso perder 4 quilinhos que foram se acumulando no meio das coxas e na lateral da barriga. Barriga...barriga, não tenho.
    Mas essa gordura da qual falei, parece infinita.
    Entrei na natação porque adoro esportes e não tenho paciência com pesos e alteres.
    Operação Verão sem canga.

    E vc, já chegou aos 58kg.
    Beijinhos

    ResponderExcluir